NAUFRÁGIOS  NO BRASIL

 

Pode-se afirmar que existem mais de 10.000 embarcações naufragadas em nosso litoral, sem contar embarcações de pequeno porte como lanchas, traineiras, pequenos veleiros, etc.

Uma grande concentração de embarcações submersas é diretamente proporcional à importância histórica das regiões e ao tempo que durou esta importância.

Encontramos grande número de naufrágios na Bahia e no Rio de Janeiro, que já foram  capitais brasileiras; também isso ocorre na região de Recife, porto de grande importância comercial desde os tempos coloniais pela produção e escoamento do açúcar e palco de diversas disputas com os holandeses; Santa Catarina também possuí muitos naufrágios antigos, por ter sido rota para o  Prata bem como existem muitos na rota Rio de Janeiro – Santos.

Muitos naufrágios, que apenas conhecemos por meio das fontes históricas ainda não foram localizados mas, com a expansão do mergulho em nosso litoral, aliado à melhoria e a maior acessibilidade a equipamentos, muitos deles ainda serão encontrados em curto período, criando assim novos pontos de mergulho onde poderemos desenvolver uma de nossas paixões.

 

Sugestões e Opiniões

Caso você queira enviar seus comentários, sugerir alguma matéria ou link, corrigir ou completar alguma informação, enviar fotos e artigos, por favor me escreva: Marcello De Ferrari