Localizado, no Chile, naufrágio espanhol de 1770.

 

Segundo informações, divulgadas em jornais chilenos, foram localizados os restos do naufrágio da embarcação Nuestra Señora del Buen Consejo y San Leopoldo, também chamada de Oriflama.

A descoberta foi feita nas areias da desembocadura de dois rios. O navio encontra-se bem enterrado e será necessário fazer uma caixa de contenção (como foi feito no naufrágio do Belle: ver matéria) para realizar as escavações. 

O NAUFRÁGIO.

O Nuestra Señora del Buen Consejo y San Leopoldo afundou na costa do Pacífico no dia 18 de fevereiro de 1770, quando grande parte de sua tripulação havia morrido de escorbuto (doença produzida pela falta de vitamina C).

A embarcaçâo, que possuia mais de 40 metros de comprimento, por 12 de boca, partiu de Cádiz com destino ao Vice-Reino do Perú (Callao). Transportava cristais, móveis, canhões e um rico carregamento de roupas decoradas em ouro. É bem provável que tranportasse uma boa quantia em moedas e jóias. 

O navio pertencera à Armada Francesa e foi construído nos estaleiros de Toulon en 1743. Foi capturado, em 1756, pela Marinha inglêsa e, em 1762, vendido para a Armada espanhola,   que o rebatizou.

 

AGUARDEM POR MAIS NOTÍCIAS SOBRE ESTE ASSUNTO !

    

 

Sugestões e Opiniões

Caso você queira enviar seus comentários, sugerir alguma matéria ou link, corrigir ou completar alguma informação, enviar fotos e artigos, por favor me escreva: Marcello De Ferrari